Image Hosted by ImageShack.us

quinta-feira, 22 de março de 2007

"Os Grandes Covilhocos" - Celestino David

Nasceu na cidade da Covilhã, freguesia de S.Pedro, a 14 de Janeiro de 1880.
Matriculou-se na Faculdade de Direito de Coimbra em 1897 onde foi condiscípulo e amigo de João Júlio, Augusto Gil, João de Deus Ramos, João Ubrich, Marques Braga, Luís Crespo, Aníbal Soares, Augusto de Castro, João de Barros, Alberto Costa entre outros. Ainda em Coimbra publica os seus primeiros livros:"O livro de um português" e "Pela terra", este em colaboração com Aníbal Soares.
Vai aos concursos pra Delegados e Conservadores do Registo predial, onde obtém boa classificação. Foi colocado sucessivamente em Gouveia, Cartaxo e Campo Maior como Administradro do Concelho e depois em Alfandega da Fé e Vila Viçosa como Conservador do Registo predial. De Vila Viçosa transitou para Castelo branco onde desempenhou o lugar de 1º Oficial do Governo Civil e em 16 de Fevereiro de 1912 é colocado como Secretário geral do Governo Civil de Évora.
Em 1919 fundou o Grupo Pro-Évora, que na defesa de Évora e do seu património artístico exerceu acção notável desde a sua fundação.
Exerceu acção notável como jornalista, escrevendo em mais de 80 jornais e revistas nacionais e estrangeiras.
Ao atingir os 70 anos de idade, em janeiro de 1950, foi homenageado pelo Governo e pela cidade de Évora, tendo-lhe sido conferido o título de cidadão honorário de Évora. Em Janeiro de 1951 o Ministério da Educação Nacional confere-lhe as insígnias da ordem de S. Tiago. Faleceu em Setembro de 1952 vítima de ataque cardíaco.


Sem comentários: