Image Hosted by ImageShack.us

quarta-feira, 18 de abril de 2007

"Os Grandes Covilhocos" - Dr. Duarte Simões

Duarte de Almeida Cordeiro Simões, nasceu na cidade da Covilhã, em 28 de Fevereiro de 1927. Aos 11 anos ingressou no Colégio Militar onde estudou até ao 7º ano, actual 12º.
Porém a carreira militar não o seduziu, e por isso concluído o curso complementar dos Liceus, com a classificação final de "Bom", matriculou-se em 1945, no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, no qual fez 4 licenciaturas- Administração Comercial, Finanças, Aduaneiras e Diplomacia.
Cumprido o serviço militar(1951-1952) iniciou a actividade docente. Primeiro como professor provisório na Escola Industrial Campos Melo (1952-1955) e depois em Lisboa, na Escola Veiga Beirão (1955-1956). Interrompeu a actividade docente durante 6 anos, tendo nesse período exercido a função de Gestor em várias empresas privadas. Em 1962 regressou à actividade docente passando pelas Caldas da Rainha, Lisboa e finalmente a Covilhã. Durante este período(1965-1974) acumulou funções docentes com as de gestor público e Secretário Geral do grupo de trabalho para o Planeamento Regional da Cova da Beira.

A criação, em 1974, dos Institutos Politécnicos em Portugal foi a ocasião para a concretização do seu grande sonho. O Instituto Politécnico da Covilhã abriu uma nova etapa da história do ensino. O Dr. Duarte Simões foi o seu primeiro director e dedicou-se com todo o empenho à tarefa de transformar a que em tempos fora a "Real Fábrica de Panos" numa instituição que pudesse vir a contribuir para o ressurgimento da cidade.
Vítima de doença incurável, o Dr. Duarte Simões ainda celebrou com os seus colaboradores, a conversão do IPC em Instituto Universitário da Beira Interior(IUBI), em Julho de 1979.
Duarte Almeida Simões faleceu a 8 de Agosto de 1979.

Biografia Completa em Anais Universitários, Número Especial 1996, Universidade da Beira Interior.

1 comentário:

António Pista disse...

Antes de mais parabéns pelo blog!
Continue com o bom trabalho!
Convido-o agora a visitar:
http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Futebol e política num só!
Obrigado!