Image Hosted by ImageShack.us

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

"Os Grandes Covilhocos" - Augusto de Figueiredo

Nasceu a 13 de Fevereiro de 1910, na freguesia de S.Martinho na Covilhã. Como actor iniciou a sua carreira no teatro da trindade a 4 de Janeiro de 1937, com a opereta de Lehar "O Conde de Luxemburgo". Mais tarde integra a Companhia de Teatro nacional D.Maria II, em 1938.
Em Março de 1957 aparece em Portugal a televisão e durante cerca de 3 anos, Augusto de Figueiredo tornar-se ia familiar aos portugueses em inúmeras peças como o "Doido e a Morte", "Sapateira prodigiosa", "As Três Máscaras", "Avarento", etc.

Na passagem pelo Teatro da Trindade, destacam-se as suas interpretações em "Fantasmas" e "Lutar até de Madrugada" que lhe proporcionam o prémio de melhor actor no 1º Festival Internacional de Teatro de 1961. Três anos mais tarde na qualidade de encenador e intérprete de "Alfama" obteve duas menções honrosas.Em 1965, surge uma nova edição do festival Internacional de Teatro, onde participa, arrebatando o prémio para o melhor intérprete de Gil Vicente. Em 1972 obteve o prémio Eduardo brazão, para a melhor interpretação do ano.

Na televisão e no cinema recordam-se as suas interpretações em "Chaimite" de Jorge Brum do Canto, e "Benilde ou a Virgem Mãe", de Manoel de Oliveira.
Faleceu em Lisboa a 15 de junho de 1981, com 71 anos de idade, vitimado por uma doença incurável.

Correia, Manuel Vaz, Artistas da Nossa Terra, 1998.

Sem comentários: