Image Hosted by ImageShack.us

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Os Grandes Covilhocos - O Beato Francisco Álvares

A Companhia de Jesus, instalada em Portugal em 1540, foi, pelos seus professores e colonizadores, e seus mártires, no Ultramar, especialmente na Índia e no Brasil, a ordem religiosa mais evangelizadora e universalista.
Segundo o "Catalogus" de António Franco S. J., foram 94 os seus mártires, contando-se entre eles o covilhanense Beato Francisco Álvares.
Beatificado em 1854 por Pio IX, como mártir da fé, foi na sua terra natal cardador de profissão. Tendo entrado para a Companhia de Jesus em 1564, seis anos depois acompanhava o Padre Inácio de Azevedo na sua viagem para o Brasil, para a obra de evangelização naquela imensa colónia ainda por desbravar. Mas logo à saída da ilha de Palma, nas Canárias, foi a nau Santiago, em que seguiam, assaltada por piratas, comandados por Jacques Sória, sendo todos assassinados, à excepção do frade cozinheiro, que feito prisioneiro e só mais tarde liberto, havia de contar os pormenores do martírio de seus irmãos religiosos.
O Padre Francisco Álvares foi apunhalado e lançado, ainda vivo, às ondas. Tal como o padre Inácio de Azevedo aceitou com heroísmo a palma do martírio. E, se na Igreja é venerado como beato, na Covilhã há muito é adorado como santo. Está actualmente em curso o processo de canonização dos chamados mártires do Brasil.
Na Covilhã, todos os anos se fazia festa na extinta Capela de Santa Marinha onde existia a sua imagem. A casa onde se diz ter nascido, situava-se, segundo Moura Quintela, no "lado superior do Beco do Ribeiro". Hoje é voz corrente que se trata de uma casinha, ao rés da rua Santa Marinha, antigamente chamada Travessa do Rosário, porta n.º 51.
A sua imagem, venerada antigamente na referida Capela de Santa Marinha, encontra-se hoje na Igreja da Nossa Senhora da Conceição.

C.M.Covilhã

1 comentário:

Geraldes disse...

Há, na Covilhã, uma outra escultura, em madeira, do Beato Franciso Álvares.Foi entregue a Felismina Manteigueiro, em 1910, pelos Jesuítas, para a manter e conservar, sob a sua tutela. Foi posteriormente transmitida por herança sagrada, a Maria Noémia Pinto Manteigueiro Simões. Mais tarde, sua filha, Elisa Pinto Simões da Cunha, tornou-se herdeira de tão solene quanto humilde e deslumbrante imagem. Rosto lindíssimo, de uma serena e suave candura, vestes de missionário, com cinquenta centímetros de altura, em pedestal, todo em madeira de rara qualidade. De emocionar, são suas mãos, únicas de perfeição, dedos esguios apontados à misericórdia Divina, que seguram um Cristo criador e comovente.

Há já vários anos, ficou exposto, nas célebres conferências de Homens Ilustres da Covilhã, nas manifestações culturais que, de entre outros, o erudito Dr. Crespo de Carvalho, então promoveram na nossa Terra.

De sublinhar o carinho que a Família Manteigueiro Simões desde sempre consgrou ao beato Francisco Álvares, honrando, deste modo, a Covilhã, seus Mártires, e os Jesuítas em geral.