Image Hosted by ImageShack.us

sábado, 3 de fevereiro de 2007

"Os Grandes Covilhocos" - Eugénia Melo e Castro

Eugénia Melo e Castro nasceu a 6 de Junho de 1958 na Covilhã, filha da escritora Maria Alberta Menéres e do poeta Ernesto de Melo e Castro. Aos 17 anos, depois de, na infância e adolescência, ter passado por escolas em várias cidades, inclusivamente em Londres onde estudou fotografia e cinema, vem para Lisboa. Passa então pela ARCO e estuda canto e piano até ao quinto ano no Conservatório de Lisboa. A ainda aspirante a cantora, entra no meio musical português em 1978, cantando nos discos de José Afonso, Vitorino, Sergio Godinho e Júlio Pereira, e participando ainda em espectáculos com o grupo de teatro "A Barraca".

Em 1982 sai o seu primeiro disco TERRA DE MEL, que rápidamente chamou a atenção pela diferença e proposta músical , completamente novas no panorama musical português.
Começaria aqui uma parceria na produção e direcção musical, que seria continuada no disco seguinte, ÁGUAS DE TODO O ANO, lançado em 1983, álbum que comprova que a sua música continua a ser “brasileira” com sotaque português, como a própria afirmou. Do disco, é retirado o single da sua talvez mais bem sucedida canção "Dança da Lua", um tema de Túlio Mourão e Ronaldo Bastos (letrista habitual de Milton), cantada em parceria com Ney Matogrosso. Foi a primeira vez que um artista português e um brasileiro gavaram em dueto. Estes seus dois primeiros discos foram ambos discos de platina em Portugal, e Eugénia ganhou todos os prémios possíveis na época em Portugal, 2 S7TE de Ouro, Melhor cantora, melhor Disco, personalidade do ano em 1983.

Ler Mais

http://www.eugeniamc.com/



Eugénia Melo e Castro/ Adriana Calcanhotto "Bem querer/ Futuros amantes"

Video Eugénia Melo e Castro/Chico Buarque

Sem comentários: