Image Hosted by ImageShack.us

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

"Os Grandes Covilhocos" - Eduardo Malta

Nasceu na cidade da Covilhã, na freguesia de S.Martinho a 28 de Outubro de 1900. Contava apenas 10 anos de idade quando deu entrada na Escola de Belas Artes do Porto.Repartiu a sua existência pelo retrato, pela ilustração, pela pintura de ficção e ainda por obras literárias.

Foi porém como retratista, que Eduardo Malta realizou o máximo das suas possibilidades, pintando cerca de um milhar de retratos a que o grande poeta Teixeiera de Pascoaes se referia dizendo" Os retratos de Eduardo Malta vivem carnal e espiritualmente".

Entre muitas personagens ilustres que posaram para o genial pintor destacam-se:Afonso XII, Rei de Espanha, Humberto II, rei de Iália, D. Pedro de Bragança, D. Duarte Nuno, D, Gertúlio Vargas, Marechal Carmona, General Craveiro Lopes, Américo Tomás, Professor Dr. Oliveira Salazar, Professor Dr. Marcelo Caetano entre outros.

A sua obra mereceu dos criticos os mais rasgados elogios pelo que lhe foram atribuidos divrsos galardões como: Prémio Columbano ,1936, Medalha de ouro da Exposição Internacional de Paris, 1937, Prémio Luciano Freire entre outros.

Faleceu em Óbidos a 31 de Maio de 1967.

Dados retirados de Artistas da Nossa Terra, Manuel Vaz Correia

Sem comentários: